quinta-feira, 21 de março de 2013

Parkour




O Parkour surgiu na França por volta dos anos 80 e há divergências entre sua criação, segundo as fontes de pesquisa consultadas. A principal característica dos movimentos estão na tentativa de superar obstáculos, que devem ser superados de forma rápida e ágil. Essa superação faz com que esse tipo de intervenção cause uma grande relação entre o praticante e o espaço no qual ele está inserido, uma vez que a percepção do mesmo é essencial. Os movimentos principais são os saltos, as aterrissagens e a passagem pelos muros.

http://www.youtube.com/watch?v=NX7QNWEGcNI

Esse vídeo acima foi escolhido principalmente pela grande quantidade de visualizações. Além disso, ele retrata como a prática dessa atividade é difícil, uma vez que mostra movimentos que requerem bastante força e preparo para serem realizados.

Teoria da Deriva

A prática da deriva, sob meu ponto de vista, está relacionada ao explorar o espaço sob um novo olhar, ou um novo ponto de vista. Se consiste em andar uma forma pelo espaço diferente do convencional, na qual são selecionados novos caminhos, cujos critérios de seleção desse caminho são a desconstrução de um olhar conformista pelo ambiente, além da desconstrução da rotina. Essa teoria está ligada à psicogeografia, que se refere a uma análise do meio através de um olhar mais crítico, tendo em vista os locais que mais exercem influência nesse meio.

Fontes:
http://reinehr.org/pigmeu-moral/definicoes-e-significados/psicogeografia
http://www.agbsaopaulo.org.br/node/109

Nenhum comentário: