sexta-feira, 29 de março de 2013

Eletrônica (Formas de Alimentação)

Correntes contínuas e alternadas

Por definição, correntes elétricas são estabelecidas quando há o trânsito de cargas em um material condutor. Esse trânsito é gerando quando o material condutor está submetido a um campo elétrico, que pode ser conseguido através de pilhas, baterias, e das fontes de energia das residências. 

A intensidade da corrente elétrica é calculada através da divisão da quantidade de cargas que passa por um condutor, pelo intervalo de tempo no qual isso acontece. No caso dos circuitos, ela também pode ser medida pelos amperímetros. 

São dois os tipos de corrente elétrica. 
A corrente contínua e a corrente alternada. As correntes contínuas são obtidas quando as cargas elétricas possuem sempre o mesmo sentido. Alguns exemplos de correntes contínuas são as obtidas pelas pilhas e pelas baterias de automóvel. 

O outro tipo é a corrente alternada. Fornecida pelas principais companhias, esse tipo é caracterizado pela constante alteração no sentido da corrente elétrica. 

Pilhas e baterias. Formas de Alimentação

As pilhas são fontes de alimentação bem comuns. Ela funciona através da diferença de potencial gerada pelos seus pólos. Essa voltagem é gerada através de transformações químicas ocorridas no interior da pilha. Quando as pilhas são associadas em série a voltagem fornecida por elas é somada, de modo que, dessa forma, voltagens maiores podem ser obtidas. As baterias funcionam de forma semelhante a das pilhas, porém, no geral, podem oferecer tensões maiores.

Associações em série vs. Associações em paralelo

Os circuitos elétricos são obtidos quando os pólos de um fonte são ligados por um condutor. São duas as formas de associação possível. As associações em série e as associações em paralelo. 

As associações em série são as associações onde as resistências estão ligadas de forma contínua no circuito, sem interrupção. No caso, todas as resistências ficam expostas a mesma corrente elétrica, todavia, a voltagem é dissipada ao longo das resistências. O exemplo mais comum de associação em série é as lâmpadas de pisca-pisca, usada nas árvores de natal.  
Já as associações em paralelo são associações onde as resistência ficam ligadas da maneira abaixo. No caso, ocorre o contrário: Todas as resistências ficam submetidas a mesma voltagem. Já o intensidade da corrente diminui visto que a carga não passa por um único local. As cargas tendem a passar pelo local onde a resistência é menor.

Circuitos Fechados vs. Circuitos Abertos

Alguns termos importantes devem ser citados. Circuito fechado se refere quando há um percurso completo para uma corrente passar. No caso do circuito aberto, há um espaço que controla a passagem dessa corrente. Daí vem o nome interruptor, sendo a peça necessária para acender uma lâmpada.



http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletrica-domiciliar/2184-el011.html

Simuladores de Circuitos:

Nestes sites existem simuladores que auxiliam entender a matéria:
simulador de bateria e resitência:
http://phet.colorado.edu/en/simulation/battery-resistor-circuit
simulador do circuto inteiro:
http://phet.colorado.edu/en/simulation/circuit-construction-kit-ac

Nenhum comentário: