sexta-feira, 29 de março de 2013

Eletrônica (Formas de Alimentação)

Correntes contínuas e alternadas

Por definição, correntes elétricas são estabelecidas quando há o trânsito de cargas em um material condutor. Esse trânsito é gerando quando o material condutor está submetido a um campo elétrico, que pode ser conseguido através de pilhas, baterias, e das fontes de energia das residências. 

A intensidade da corrente elétrica é calculada através da divisão da quantidade de cargas que passa por um condutor, pelo intervalo de tempo no qual isso acontece. No caso dos circuitos, ela também pode ser medida pelos amperímetros. 

São dois os tipos de corrente elétrica. 
A corrente contínua e a corrente alternada. As correntes contínuas são obtidas quando as cargas elétricas possuem sempre o mesmo sentido. Alguns exemplos de correntes contínuas são as obtidas pelas pilhas e pelas baterias de automóvel. 

O outro tipo é a corrente alternada. Fornecida pelas principais companhias, esse tipo é caracterizado pela constante alteração no sentido da corrente elétrica. 

Pilhas e baterias. Formas de Alimentação

As pilhas são fontes de alimentação bem comuns. Ela funciona através da diferença de potencial gerada pelos seus pólos. Essa voltagem é gerada através de transformações químicas ocorridas no interior da pilha. Quando as pilhas são associadas em série a voltagem fornecida por elas é somada, de modo que, dessa forma, voltagens maiores podem ser obtidas. As baterias funcionam de forma semelhante a das pilhas, porém, no geral, podem oferecer tensões maiores.

Associações em série vs. Associações em paralelo

Os circuitos elétricos são obtidos quando os pólos de um fonte são ligados por um condutor. São duas as formas de associação possível. As associações em série e as associações em paralelo. 

As associações em série são as associações onde as resistências estão ligadas de forma contínua no circuito, sem interrupção. No caso, todas as resistências ficam expostas a mesma corrente elétrica, todavia, a voltagem é dissipada ao longo das resistências. O exemplo mais comum de associação em série é as lâmpadas de pisca-pisca, usada nas árvores de natal.  
Já as associações em paralelo são associações onde as resistência ficam ligadas da maneira abaixo. No caso, ocorre o contrário: Todas as resistências ficam submetidas a mesma voltagem. Já o intensidade da corrente diminui visto que a carga não passa por um único local. As cargas tendem a passar pelo local onde a resistência é menor.

Circuitos Fechados vs. Circuitos Abertos

Alguns termos importantes devem ser citados. Circuito fechado se refere quando há um percurso completo para uma corrente passar. No caso do circuito aberto, há um espaço que controla a passagem dessa corrente. Daí vem o nome interruptor, sendo a peça necessária para acender uma lâmpada.



http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletrica-domiciliar/2184-el011.html

Simuladores de Circuitos:

Nestes sites existem simuladores que auxiliam entender a matéria:
simulador de bateria e resitência:
http://phet.colorado.edu/en/simulation/battery-resistor-circuit
simulador do circuto inteiro:
http://phet.colorado.edu/en/simulation/circuit-construction-kit-ac

quinta-feira, 21 de março de 2013

União - Imagem/Desenho

Eu busquei unir a imagem da colega a um desenho. Minha proposta foi unir a simplicidade da Ana Laura a uma figura abstrata, com várias perspectivas. 

Ainda tenho várias coisas para trabalhar na imagem, como a parte posterior (pretendo preenchê-la), e acertar as fotos nas molduras (faltam alguns ajustes). 

Talvez seja necessário fazer um corte no fundo, na parte esquerda, para aumentar a noção de abstração. 

Pretendo concluir a imagem em breve. Por enquanto, é bom para continuar testando as ferramentas do Photoshop. 




Parkour




O Parkour surgiu na França por volta dos anos 80 e há divergências entre sua criação, segundo as fontes de pesquisa consultadas. A principal característica dos movimentos estão na tentativa de superar obstáculos, que devem ser superados de forma rápida e ágil. Essa superação faz com que esse tipo de intervenção cause uma grande relação entre o praticante e o espaço no qual ele está inserido, uma vez que a percepção do mesmo é essencial. Os movimentos principais são os saltos, as aterrissagens e a passagem pelos muros.

http://www.youtube.com/watch?v=NX7QNWEGcNI

Esse vídeo acima foi escolhido principalmente pela grande quantidade de visualizações. Além disso, ele retrata como a prática dessa atividade é difícil, uma vez que mostra movimentos que requerem bastante força e preparo para serem realizados.

Teoria da Deriva

A prática da deriva, sob meu ponto de vista, está relacionada ao explorar o espaço sob um novo olhar, ou um novo ponto de vista. Se consiste em andar uma forma pelo espaço diferente do convencional, na qual são selecionados novos caminhos, cujos critérios de seleção desse caminho são a desconstrução de um olhar conformista pelo ambiente, além da desconstrução da rotina. Essa teoria está ligada à psicogeografia, que se refere a uma análise do meio através de um olhar mais crítico, tendo em vista os locais que mais exercem influência nesse meio.

Fontes:
http://reinehr.org/pigmeu-moral/definicoes-e-significados/psicogeografia
http://www.agbsaopaulo.org.br/node/109

quarta-feira, 20 de março de 2013

3° Atvidade

Essa atividade foi realizada no dia 14/03, em uma visita ao Museu de Arte da Pampulha. 

A atividade principal foi retratar diferentes partes do museu por meio de croquis. A realização desses croquis foi cronometrada. Os tempos foram, respectivamente 5, 3 e 1 minuto, além de um último que foi realizado em 10 segundos. 

No mesmo dia, tivemos a oportunidade de debater o texto Animação Cultural de Vilém Flusser. A ideia central do texto se resumia principalmente no argumento de que nós, seres humanos, devemos agir de forma criativa no espaço. Não nos limitando as atividades "programadas" dos objetos, mas sim, usando eles a nosso favor. 

Essa ideia pode ser relacionada aos princípios elaborados por Le Corbusier, uma vez que ele agiu de forma criativa em sua arquitetura. Oscar Niemeyer recebeu forte influência desse arquiteto francês. Assim, na visita foi possível perceber essa influência, além da riqueza de detalhes na qual a obra possuí. 

Enfim, vamos aos croquis, que foram colocados em ordem decrescente de tempo de realização. 





1° Atividade

Sei que estou postando isso tudo um pouco tarde, mas ai vai.

1° atividade - Representação da Escola de Arquitetura por meio de croquis. Espaço escolhido: Acesso ao restaurante, onde se localizam os botijões de gás.



Obs.: Para que as imagens pudessem ser bem visualizadas, foi necessário que eu as editasse no photoshop. Porém, foram utilizadas as ferramentas básicas, sendo elas o corte, a borracha e a alteração do nível.  

domingo, 10 de março de 2013

2° visita - Mostra de fotografia - BDMG

A segunda visita foi realizada no prédio do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais).

Era uma exposição que mostrava as fotografias que venceram o concurso retratos de minas. Todas as fotos foram retiradas no estado de Minas Gerais e estavam divididas nas categorias "profissional" e "amador". Dentre elas, as que mais chamaram minha atenção foram as três premiadas na categoria "amador" (Logo mais postarei uma delas, que foi a favorita por boa parte da turma).

A mostra é super interessante e com certeza vale muito a pena. A entrada é gratuita e as obras estão expostas no hall do prédio. (Não me lembro do endereço, mas fica próximo a praça da liberdade).

Mais detalhes aqui

1° visita - Arte pré-colombiana, por Andréa Greco

A primeira visita foi realizada na biblioteca pública. Primeiramente, houve uma certa confusão, pois a exposição estava localizada no prédio anexo à biblioteca, ao invés do prédio principal.

A exposição era composta por 16 quadros. Não era permitido o uso de câmeras, logo é necessário que os interessados visitem a mostra. Mas, através desse blog, posso demonstrar minhas impressões durante a visualização das obras. Confesso que achei o trabalho incrível. Destaco vários elementos, como a geometrização, o uso expressivo de cores (que várias vezes é destacado pelo preto ao fundo), as brincadeiras com as perspectivas, além do uso de texturas e da combinação dos quadros com outros materiais (como grades e relógios).

Não possuo conhecimentos aprofundados sobre a arte pré-colombiana, mas sei que a exposição cumpre bem sua proposta, de unir elementos dessa arte à abstração.

Aos interessados, mais informações aqui.

Visitas realizadas pela turma -08/03

Eu, juntamente com alunos da minha turma, realizei visitas em três museus pertencentes ao circuito cultural da praça da liberdade. Detalharei as três visitas nos próximos posts a seguir.